Motivacional

5 coisas que eu gostaria de ter aprendido jovem

Escrito por Mario SAM

Já vou começar esse blog compartilhando alguns segredos e intimidades. Cinco coisas que aprendi no decorrer da vida, e que se pudesse, faria de novo, e começaria BEM mais cedo. São elas:

1. Artes Marciais

Comecei a treinar quando criança, e isso me trouxe muitos problemas na infância e adolescência – na escola e na rua – porque não era algo comum na época, e todos os moleques queriam me “testar”.

Sim, briguei muito, mas não é esse o caso… o fato é que as artes marciais não vão lhe tornar apenas um bom lutador. Você aprende sobre respeito, disciplina, desenvolve sua liderança, espírito de equipe, aprende a competir de forma saudável, melhora sua auto-estima, sua paciência, empatia, enfim, deveria ser algo obrigatório em toda sociedade.

2. Idiomas

Sempre me interessei em aprender outros idiomas, mas nunca me joguei de cabeça para me tornar fluente em nenhum deles, pois nunca via necessidade para isso.

O fato é que… a necessidade aparece quando menos se espera, então é bom estar preparado! Hoje em dia tenho me dedicado bastante para desenvolver esse skill que já deveria ter dominado anos atrás.

Mesmo que sua intenção seja viver e atuar apenas no Brasil, esteja aberto a oportunidades globais. Principalmente para matar seu desejo de conhecimento, estudando conteúdo não-traduzido para o português.

3. Investimentos

Poupança não é investimento! Aprenda o quanto antes sobre investimentos em Renda Fixa (Tesouro Direto, Títulos Públicos, CDB, Letra de Câmbio, LCI, Debêntures) e Renda Variável (COE, Fundos de Investimentos, e Ações).

Passe fome, passe à pão e água, durma no chão e tome banho gelado se for preciso, mas nunca deixe de investir, o mínimo que seja, todo mês!

Há 10 anos atrás eu experimentei um pouco esse mercado, e acabei desistindo para me dedicar ao e-commerce. Talvez tenha sido um dos grandes erros de escolha que fiz na vida.

4. Alimentação

Pode parecer o item mais simples da lista, no entanto, é o mais importante de todos. Comece a se alimentar corretamente o quanto antes, isso é muito sério!

Venho tentando melhorar minha alimentação muito lentamente, e só agora comecei a me aprofundar nos assuntos de nutrição. Deveria ter feito isso muito tempo atrás, assim como os investimentos.

Não estou dizendo para fazer uma faculdade de Nutrição, até porque, os conceitos ensinados nas faculdades estão meio distorcidos. Basicamente, retire o trigo da sua alimentação, e reduza drasticamente a quantidade de açúcar e carboidratos ingeridos. Isso vai mudar sua vida!

5. Relacionamentos

Essa parte ainda estou desenvolvendo. Não saberia que recado dar a mim mesmo no passado.

O que eu posso dizer é que, o fato de você gostar de verdade de uma pessoa, não impede que ela te magoe, traia sua confiança, minta para você,  te use ou manipule. Só porque você nunca faria isso à alguém, não significa que não farão isso com você.

Você provavelmente aprendeu a amar muito mais uma imagem/lembrança/idealização que tem dessa pessoa, do que a própria pessoa é ou se tornou no futuro.

Para encerrar

Espero que tenha gostado dessas recomendações para ter uma vida mais saudável – em todos os sentidos – e que você compartilhe essa informação com todas as pessoas da qual deseja o bem.

Abraços!

O Autor

Mario SAM

Amazing Mario SAM!