Alimentação

Dieta Hipercalorica, onde eu estava errando?

Escrito por Mario SAM

Há dois anos atrás, quando voltei a fazer academia, estava pesando 82kg (com 1,88m), e parecia uma vassoura grávida (magrelo e barrigudo).

A primeira coisa que pensei ao entrar na academia, é que deveria comer muito, para ter excesso de calorias, e assim ganhar peso.

Bom, deu certo por um tempo! Eu realmente ganhei peso, meus músculos cresceram, minha força aumentou, mas… eu não tinha definição muscular, e minha barriga também cresceu (mais do que já era).

Esse não era exatamente o resultado que eu desejava.

Macronutrientes

Antes de falar sobre dieta, alimentação, ou hipercalorias, vamos falar rapidamente sobre Macronutrientes… temos três macros:

1 – Gordura: 1g possui 9 calorias
2 – Carboidrato: 1g possui 4 calorias
3 – Proteína: 1g possui 4 calorias

Só para constar, bebidas alcólicas possuem 7 calorias por grama (calorias vazias…é um outro assunto!).

Onde eu errei?

Na minha cabeça, aumentar as calorias da dieta, era simplesmente comer mais carboidratos (simples assim).

E a poucos meses descobri que eu deveria era aumentar a ingestão de gordura… e na verdade, reduzir a ingestão de carboidratos.

Mas por quê? Veja abaixo.

O índice glicêmico

Proteína e Gordura não alteram seu índice glicêmico… pelo menos não significativamente. Já o carboidrato… temos os de baixo índice glicêmico e os de alto índice glicêmico.

Que basicamente, significa que possuem pouca ou muita glicose.

A glicose no sangue é tóxica, por isso o corpo (pâncreas) produz insulina desesperadamente para limpar suas artérias. Nesse processo de limpeza, a glicose é transportada pela insulina para dentro de suas células adiposas… nascendo então a gordura subcutânea.

E por isso, quando você faz um bulking, uma dieta hipercalórica para ganhar peso…acaba engordando tanto e ficando com cara de bolacha.

Queima de caloria basal

Cada pessoa vai responder de forma diferente à uma quantidade diária de calorias. Até mesmo você, depois de alguns meses já vai responder de maneira diferente com a mesma quantidade de calorias/dia.

Isso porque sua estrutura corporal vai mudar, e sua queima de calorias basal também vai mudar, ou seja, a quantidade mínima de calorias que você precisa no dia para manter seu corpo.

Quando voltei a treinar com 82kg, 3.500 kcal/dia me fazia ganhar peso… hoje em dia com 83kg eu como 3.500 kcal/dia e perco peso.

E como eu descubro isso? Bom, eu vou subindo e/ou descendo 500 kcal por semana, e faço anotações diárias para entender a resposta do meu corpo.

Para encerrar

Devo fazer dieta hipercalórica para ganhar peso, ou melhor ainda, ganhar músculos?

Sim… tem que comer para poder crescer… assim como tem que treinar para criar os estímulos de crescimento, e tem que descansar adequadamente para que o músculo se reconstrua. Um depende do outro.

Mas antes, comece a comer direito. Diminua drasticamente a quantidade de carboidratos da sua dieta, mantenha em lowcarb. E prefira carboidratos de baixo índice glicêmico.

Depois descubra sua queima de calorias basal, para saber quanto de calorias você precisa por dia, e ajuste sua dieta.

Eu estou praticamente com o mesmo peso de 2 anos atrás quando voltei a treinar, mas minha estrutura corporal está completamente diferente. Veja minha evolução de 2 anos no post.

Sucesso!

O Autor

Mario SAM

Amazing Mario SAM!