Se tem uma armadilha que eu evito cair, é a soberba de acreditar que já faço tudo certo. Muito pelo contrário, sempre que deixo de evoluir, procuro me perguntar: “O que estou fazendo de errado? Onde posso melhorar?”.
As pessoas mentem
Um dia desses, ao ver a professora de musculação com a cara fechada, eu indaguei: “está em low carb professora? sem carboidratos?”. A resposta dela foi: “sempre! minha dieta é sempre low carb.”
Nesse momento eu pensei: “Holly Shit! Então essa dieta low carb não funciona!” – pois a professora aparenta estar grávida de 8 meses, o ano inteiro.
Mas aí que entra a grande questão… ela está mentindo pra quem? Para mim? Ou para ela mesma?
Descobrindo a verdade
Passado algumas semanas, durante meu treinamento na sala de musculação, ouço a conversa paralela entre a tal professora e algumas alunas. Estas possuem o corpo muito melhor do que o da professora, no entanto, é a mesma que está ditando as regras de boa alimentação e saúde.
Dizia ela: “não entendo por que tenho essa barriga inchada, minha alimentação é impecável, evito ao máximo carboidrato, eu só como…” – E foi aí que eu comecei a prestar atenção!
A lista dela continha uns 30 itens (depois parei de prestar atenção), era algo como: “tapioca, batata doce, açaí, barrinha de cereal, cereais no café da manhã, arroz, etc.” – Veja que TUDO que ela citou é puro carboidrato (açúcar).
É por isso que ela tem aquela barriga gorda (supostamente inchada), pois passa o dia inteiro comendo apenas carboidratos. E na cabeça dela são apenas alimentos saudáveis.
Ela não estava mentindo para mim… ela apenas não faz a menor idéia do que é um carboidrato.
Não cometa este erro
Nunca pense que você já sabe tudo. Se as coisas não estão funcionando para você, reveja cada ponto, descubra o erro, e melhore, sempre!
Todo alimento que não for majoritariamente proteína ou gordura, então só deve ser carboidrato. Claro que existem bons e ruins carboidratos, alto e baixo índice glicêmico, com fibras soluções e não solúveis… por isso é natural ter dúvidas… pesquise, pergunte, estude.
Para encerrar
Se você não manja nada de alimentação, se não é sua área, e você não tem tempo ou paciência para estudar… então procure um profissional, um nutricionista que entenda a importância de uma alimentação low carb.
Abraços!